quinta-feira, 4 de março de 2010

Joana d' Arc não morreu!!!!


Hoje visitei Rouen, cidade localizada as margens do Rio Sena, tem com mais ou menos 500 000 mil habitantes, é a capital do estado de Saint- Maritime (na Alta- normandia) e fica à 40 minutos de Le Havre.
Logo cedo, peguei o trem em Le Havre e fui pra "capitar" né!!! Desci na gare, perdidinha, perdidinha, não sabia pra onde ir!!! Fui logo procurando uma mapa né, e ai ja dei um jeito de me localizar!!! Resolvi meus compromissos "oficiais" e depois fui conhecer a "ville".
O centro historico de Rouen é bemmmmm antigooo, e diferencia-se bastante de Le Havre (que foi completamente distruida durante a 2ª Guerra Mundial- depois conto melhor essa historia!!!). Mas tirando isso, Rouen é uma cidade "aparentemente" normal.
Mas nãããooo!!!!!!!!!!!!!! Rouen é uma cidade de muita historia e muitos segredos!!! Além de ter abrigado os Celtas e depois ser invadida pelos Vikings, foi a cidade em que no dia 30 de maio de 1431, uma jovem de 16 anos chamada Joana d'Arc, foi queimada numa praça. Isso mesmo!! Rouen é a cidade do martirio de Joana d'Arc minha gente!!!!






Praça onde ela foi queimada, lugar onde tem uma igreja, construida em sua homenagem!
















Ruas da cidade!




Visitei a torre Joana d'Arc, onde ela ficou presa,o seu museu e por fim, fui na praça em que ela foi queimada, lugar que abriga hoje uma igreja (de arquitetura moderna! Moderna até de mais que nem combina com a cidade, mas tudo bem!!) em sua homenagem e que tem uma santa que chama Joanna d'Arc - eu nem sabia que ela tinha virado santa tb!! mas td bem tb né!! Na praça encontrei um casal de turistas brasileiros (é claro né, brasileiro tem em todooo lugar!!!!) e a senhora se emocionou no lugar, inconformada ao pensar na crueldade de se queimar uma pessoa viva!















Eu e a Jô!


















Torre


Rouen é uma cidade muito bonita!!!As ruas estreitas, os prédios e casas, do tempo do rei Arthur (hehehe) não intimidam a correria cotidiana de uma cidade grande. Carros, metrôs,barcos, turistas, trabalhadores, gatos, cachorros e piriquitos se misturam àquela arquitetura nada moderna de forma tão natural e tranquila que me impressionou!
Fim de tarde, peguei de trem de volta pra Le Havre, feliz e contente com o meu belo dia ensolarado, à 3ºgraus, na cidade da Joanna!!!!!